Cronologia do Parque CienTec e do Instituto Astronômico e Geofísico

Foto: Acervo do Parque CienTec.

1886

- 27 de março: criação da Comissão Geográfica e Geológica do Estado de São Paulo, que se pode chamar do princípio do IAG

1901

- José Nunes Belfort Mattos, um entusiasta de astronomia, instalou em sua residência na Avenida Paulista um modesto observatório, que passou a ser conhecido como Observatório da Avenida.

1912

- O observatório da Avenida evolui para Observatório de São Paulo. Nele já havia, além de todo o observatório em si, uma estação meteorológica.

1927

- 31 de dezembro: a criação da Diretoria do Serviço Meteorológico e Astronômico do Estado de São Paulo, pode ser atribuída à origem do IAG. Essa Diretoria Oficializa os serviços astronômicos e meteorológicos do Observatório de São Paulo, que passa a ser conhecido por Observatório Astronômico de São Paulo, ainda situado na Avenida Paulista.

1928

- Iniciam os projetos para mudança de local, já que os bondes que passavam pela avenida paulista produziam abalos que atrapalhavam as medidas.

1930

- O projeto é concluído e a Diretoria do Serviço Meteorológico e Astronômico do Estado de São Paulo ficou subordinada à Escola Politécnica.

1931

- dezembro: ele é reintegrado à Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio. E é unificado a Diretoria do Serviço Meteorológico e Astronômico do Estado de São Paulo com o Serviço Geográfico e Geológico da antiga Comissão Geográfica e Geológica virando o Instituto Astronômico e Geográfico.

1932

- 24 de fevereiro: assentada a pedra fundamental no Parque do Estado, no bairro da Água Funda.

- 22 de novembro: inauguração da Estação Meteorológica do Instituto Astronômico e Geográfico no Parque do Estado.

1935

- 5 de julho: o Instituto Astronômico e Geográfico é extinto, dando lugar ao Departamento Geográfico e Geológico, e ao Instituto Astronômico e Geofísico.

1941

- 24 de abril: inauguração de um novo Observatório Astronômico no Parque do Estado.

1946

- 30 de dezembro: o Instituto Astronômico e Geofísico é incorporado à Universidade de São Paulo, como um Instituto Anexo.

1972

- 27 de Março: o IAG é transformado em uma Unidade da Universidade de São Paulo, e passa a ter seu programa de Pós-Graduação.

- 19 de Abril: inauguração do novo Observatório, dessa vez construído fora de São Paulo, o Observatório Abrahão de Moraes, no Morro dos Macacos em Valinhos.

- 26 de Maio: é feita a separação interna de departamentos (Departamentos de Astronomia, de Geofísica e de Meteorologia).

1977

- Inicia o Curso de Bacharelado em Meteorologia, reconhecido apenas em 19 de Outubro de 1982.

1984

- Inicia o Curso de Bacharelado em Geofísica, reconhecido apenas em 18 de Maio de 1989.

2001

- O nome é alterado para Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG).

2002

- O IAG na Água Funda torna-se Parque CienTec, um parque de ciência e tecnologia, inaugurado oficialmente no dia 7 de setembro.

Autoria: Damasceno, H.; Bassini, A.(2021) Cronologia do Instituto Astronômico e Geofísico.

Contato: bassini@usp.br

Créditos detalhados