Voyager 1 e 2

Imagem da Voyager. Crédito da imagem: NASA/JPL-Caltech

Graças a séculos de acúmulo de conhecimentos, a humanidade pode enviar sondas para o espaço em busca de respostas sobre todos os nossos questionamentos a respeito dos planetas, do espaço interestelar, da nossa origem, entre outros. É sobre duas delas em específico que vamos falar: as sondas espaciais Voyager 1 e Voyager 2.

A NASA construiu as suas duas sondas espaciais Voyagers (idênticas) e tinha como objetivo aproveitar um alinhamento dos planetas mais externos, que só acontece a cada 175 anos. Com isso, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno estariam perfeitamente posicionados, permitindo aos cientistas planejar uma trajetória que enviaria a nave por cada um desses planetas. Este caminho também significava que, depois de concluírem a sua missão principal no nosso sistema solar, tanto a Voyager 1 quanto a Voyager 2 continuariam no espaço interestelar.

As duas sondas foram lançadas do mesmo local: base de lançamento do Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral, Flórida (EUA). A Voyager 2 foi lançada em 20 de agosto de 1977, enquanto a Voyager 1 foi lançada em 5 de setembro de 1977.

Continue lendo na nossa Alameda do Sistema Solar: https://parquecientec.usp.br/passeio-virtual/astronomia/alameda-do-sistema-solar/

França, D. (2021) Voyager 1 e 2.