Filmes sobre o solo e questões ambientais
O pessoal do projeto Solo na Escola fez uma lista com 10 filmes para crianças e adolescentes que falam sobre o solo e questões ambientais. Confiram! Adultos também estão convidados, vale muito a pena assistir!
1) WALL-E (2008) - A estória dessa animação se passa no futuro, no ano 2805, quando a Terra foi reduzida a cidades fantasma, deserta e coberta de lixo. O robô WALL-E parece estar sozinho no planeta, já que todos os humanos fugiram para uma nave espacial gigantesca que paira no espaço sideral. Um dia, uma pequena nave chega à Terra, trazendo o robô avançado EVA para procurar evidências de vida vegetal. Os dois vão juntos partir em uma empreitada para tornar a Terra novamente habitável.
Temas: A responsabilidade que cada um deveria ter em relação aos resíduos que produz, refletir sobre consumo responsável, refletir sobre o futuro da Terra e da humanidade, conceito de desenvolvimento sustentável e poluição dos solos.
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos.
2) O Homem Que Plantava Árvores (L'homme qui plantait des arbres, 1988) – A animação foi feita a partir de um conto alegórico em língua francesa escrito em 1953 pelo escritor Jean Giono. Conta a história, apresentada como autêntica, da tarefa bem sucedida e solitária de um pastor, de nome Elzéard Bouffier, em reflorestar um vale desolado localizado na zona dos Alpes, na Provença, durante a primeira metade do século XX (entre 1913 e 1947). O conto, com mensagens ecológicas, humanistas e mesmo políticas, teve sucesso mundial e é considerado como um manifesto da causa ecologista e como uma parábola da ação positiva do homem sobre o meio onde vive e da harmonia que como consequência pode acontecer. O conto deu origem a um filme de animação com o mesmo nome, realizado pelo ilustrador Frédéric Back e narrado por Philippe Noiret, que obteve inúmeros prêmios a nível mundial, incluindo um Prêmio da Academia para melhor curta-metragem de animação em 1988.
Temas: Impacto das mudanças climáticas, extinção de espécies, aumento do desmatamento e desertificação.
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos.
3) Nausicaä do Vale do Vento (1984) - É um filme de animação japonês de 1984 do escritor, diretor e ilustrador Hayao Miyazaki, baseado em um mangá de mesmo nome publicado em 1982 nas páginas da revista Animage. Conta a história de um futuro pós-apocalíptico, mil anos após o dito “colapso da civilização industrial”, onde, devido a poluição e maus tratos à natureza pelos humanos, a terra está praticamente toda coberta pelo Mar da Destruição, uma floresta tóxica, que emana gazes venenosos, fazendo da espécie humana praticamente extinta, e os que vivem lutam para sobreviver em meio ao caos e destruição, que se espalha cada vez mais.
Temas: Impacto dos agrotóxicos na vida humana e nos solos, extinção de espécies e relação do ser humano com a natureza.
Classificação indicativa: 12 anos.
4) Uma História de Amor e Fúria (2013) – Dirigida por Luiz Bolognesi, esta animação traz um homem com quase 600 anos de idade que acompanha a história do Brasil, enquanto procura a ressurreição de sua amada Janaína. Ele enfrenta as batalhas entre tupinambás e tupiniquins, antes dos portugueses chegarem ao país, e passa pela Balaiada e o movimento de resistência contra a ditadura militar, antes de enfrentar a guerra pela água em 2096.
Temas: Colonização, escravidão, ditadura militar, povos indígenas e a questão da água.
Classificação indicativa: 12 anos.
5) A Lei da Água - Novo Código Florestal (2014)
O documentário foi dirigido por André D’Elia, contou com financiamento coletivo e em parceria com: Instituto Socioambiental (ISA), WWF-Brasil, Fundação SOS Mata Atlântica, Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e Bem-Te-Vi Diversidade.
Através de entrevistas, exemplos de degradação ambiental e técnicas agrícolas sustentáveis, o documentário procura explicar as mudanças promovidas pelo novo Código Florestal de 2012, as polêmicas na sua elaboração e mostrar os impactos da lei sobre a água, o ar, o solo, a produção de alimentos e a vida cotidiana de cada um de nós. A verba arrecadada pelo financiamento coletivo foi destinada a realização de exibições gratuitas em escolas públicas e ONGs, atingindo um público de cerca de 20.000 espectadores.
Temas: Água, ar, solo, produção de alimentos e seu impacto na vida de cada cidadão.
Classificação indicativa: 12 anos.
6) Ilha das Flores (1990) - Em apenas 13 minutos, o curta dirigido por Jorge Furtado narra o caminho do tomate do campo de cultivo até o aterro sanitário. Ilha das Flores é justamente o nome desse aterro. Mostrando de forma crua o lado humano envolvido nesse trajeto, o curta traz à tona cenas cotidianamente ignoradas pela sociedade, expondo a brutal desigualdade entre as pessoas no sistema capitalista. Eleito pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema como o melhor curta-metragem brasileiro da história, Ilha das Flores recebeu ainda diversos prêmios internacionais.
Temas: Sociedade de consumo, relações sociais e o impacto do lixo no meio ambiente.
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 10 anos.
7) O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida (The Lorax, 2012) - Essa animação, dirigida por Chris Renaud, se baseia num livro de Dr. Seuss (pseudônimo do escritor e cartunista estadunidense Theodor Geisel, autor de diversas obras que foram adaptadas para o cinema como "O Grinch"). As "trúfulas", árvores que cobriam a cidadezinha de Thneedville, foram completamente destruídas, por isso seus habitantes respiram um ar artificial que é vendido pela empresa O’Hare. Em seu lugar, foram colocadas árvores coloridas, feitas de plástico, material que é usado até mesmo nos alimentos. O ar vendido pelo vilão da história, Sr. O'Hare, vem em galões que são encaixados nas casas. Esse é o cenário onde Ted viverá uma aventura para trazer de volta a vida natural à cidade.
Temas: Sociedade de consumo, poluição do ar e desmatamento.
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos.
8) Microcosmos: O povo da erva (Microcosmos : le peuple de l'herbe, 1996) - Microcosmos é um documentário dirigido por Claude Nuridsany e Marie Pérennou. Centrado principalmente no registro de interações detalhadas entre insetos, outros pequenos invertebrados e sua relação com o meio ambiente.
Temas: Relação do solo com a vida e ecologia.
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos.
9) Kiriku e a Feiticeira (Kirikou et la Sorcière, 1998) - é uma animação dirigida por Michel Ocelot, que passou uma parte da infância em Guiné, onde conheceu a lenda de Kiriku. Segundo essa lenda africana, um menino nasce com habilidades já desenvolvidas, sabendo falar, andar e correr muito rápido, e destinado a salvar a sua aldeia de Karabá. Essa feiticeira havia engolido todos os guerreiros da aldeia, secado a sua fonte de água e roubado todo o seu ouro. Kiriku é tratado pelas pessoas de sua aldeia cada hora de uma maneira, menosprezado por ser um bebê mas exaltado quando realiza suas façanhas heroicas.
Temas: Conhecimento de diferentes modos de ser, viver e trabalhar, cultura africana, interesse e curiosidade pelo mundo social e natural, imaginando soluções para compreendê-lo. Relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, importância da preservação das espécies para a qualidade da vida humana.
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos.
10) Meu Querido Planetinha (Ma petite planète chérie), partes 1 e 2 - Jacques-Rémy Girerd - São várias historinhas curtas vividas por Coline e seu irmão mais novo Gaston. Nelas, a ecologia é abordada de forma divertida e poética.
Temas: Diversos temas ambientais, incluindo a relação do ser humano com o solo.
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos, indicado a partir dos 3 anos.
Pusceddu, L. ; Azarias, V. (2021) Filmes sobre o solo e questões ambientais.