Animal encontrado e reanimado por cientistas após 24 mil anos de hibernação

No mês de junho deste ano, tivemos a incrível descoberta de um organismo que foi reanimado após uma longa hibernação em um Permafrost  (camada de gelo permanente)   por cerca de 24 mil anos.


Isso mesmo, 24 mil anos!!!


Impressionante, não? Esses organismos são conhecidos como rotíferos bdeloídeos (uma classe de rotíferos), são organismos microscópicos, que vivem tipicamente em ambientes aquáticos e têm uma resistência incrível. 


Esses seres vivos foram encontrados por cientistas russos no centro de uma amostra de solo congelada, retirada de um permafrost siberiano. Além de sobreviverem ao congelamento, são capazes também de resistir à seca, pouco oxigênio e à falta de alimentos.


Em pesquisas anteriores de outros grupos, foi demonstrado que rotíferos poderiam sobreviver até dez anos quando congelados, mas surpreendentemente essa nova pesquisa, publicada na revista Current Biology, mostra que esse tempo é muito maior. 


Os cientistas acreditam que os animais têm algum mecanismo para proteger as células de danos causados pelo congelamento. Após voltar à vida, os rotíferos conseguiram se alimentar e se reproduzir.


Depois dessa incrível descoberta, os cientistas estão atrás de aprender mais sobre os mecanismos biológicos que permitem que os rotíferos sobrevivam por tanto tempo em diferentes condições.


Confira nossas publicações e o glossário com as palavras deste mês: https://linktr.ee/ecossistemas_costeiros


Texto e imagem por: @vega.lira


Fontes:


Animal sobreviveu 24 mil anos congelado no permafrost da Sibéria: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/2021/06/07/animal-sobreviveu-24-mil-anos-congelado-no-permafrost-da-siberia 

Lira,C. (2021) Animal encontrado e reanimado por cientistas após 24 mil anos de hibernação.

Autoria:


Camila Lira


Revisão:


Flávio Augusto de Souza Berchez (Orientador)