Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio

Hoje é comemorado o “Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio”.


Em 1987, nesta mesma data, diversos países assinaram o Protocolo Montreal, que teve como objetivo incentivá-los a se comprometerem com a eliminação gradual da produção e consumo de substâncias que destroem a camada de ozônio.


Mas você sabe o que é a camada de ozônio e o porquê dela ser tão importante?


A camada de ozônio se localiza na estratosfera ao redor do planeta Terra, a aproximadamente 20 a 35 km de altitude, e nela contém o gás ozônio (O3).

A radiação ultravioleta quebra as moléculas de oxigênio (O2) em dois átomos de oxigênio (O), e assim um átomo de oxigênio (O) se une a uma molécula de oxigênio (O2)  formando o ozônio (O3).


Essa camada é responsável por garantir que todos os seres vivos da Terra fiquem protegidos contra os efeitos nocivos dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol, ou seja, a camada é como um escudo protetor contra a radiação emitida por esses raios.


A queima de combustíveis fósseis como o petróleo, carvão e gás natural, liberam CO2, além de que substâncias como óxidos nítricos e nitrosos, Tetracloreto de Carbono (CTC), Brometo de metila, Clorofluorcarboneto (CFC) e Hidrofluorcarbono (HCFC), são alguns exemplos de gases que reagem e impactam a camada de ozônio.


Por isso é muito importante a conscientização para essa região da atmosfera, pois é ela que mantém o equilíbrio do Planeta Terra. Sem ela, haveria alta incidência solar, não possibilitando a existência de muitas espécies.


Compartilhe essa publicação e faça com que mais pessoas conheçam sobre esse assunto!


Fontes:


Texto e imagem por: @ametista_gabs

Lima, G. (2021) Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio.

Autoria:

Gabriela Bataglia Ferraz Lima


Revisão:


Flávio Augusto de Souza Berchez (Orientador)