O papel das extensões na universidade

Para que deve servir uma extensão universitária?

Como funcionam as extensões hoje em nossa universidade?

Que universidade queremos?

Podemos transformá-la a partir das extensões?

Estas questões foram o ponto de partida da nossa discussão. Abaixo segue um breve relato da discussão e você ainda pode acompanhar a reunião na íntegra.

Fique por dentro do que rolou!

Na Reunião Aberta de Formação do dia 12 novembro de 2020, com o tema "o papel das extensões na universidade", os participantes colocaram em questão a função e o alcance das extensões universitárias. Foi citado o exemplo de Cuba, onde não existe a separação entre a universidade e a sociedade, por isso não existe o conceito de extensão lá. Aqui no Brasil, onde existe essa separação, se fazem necessárias as extensões, mas a questão que se coloca é até que ponto as extensões universitárias cumprem o seu papel social ? Para procurar responder tal questão os participantes apontaram os seguintes fatos: as extensões são tocadas por bolsistas de forma precarizada, o estágio não está associado ao ensino e a bolsa acaba sendo um complemento financeiro que possibilita a permanência estudantil. Apontou-se também que a relação que se estabelece entre os bolsistas da extensão universitária e a sociedade tem caráter utilitarista e objetificado, onde a sociedade é encarada apenas como fonte de dados a serem estudados. Nesse sentido um dos participantes colocou que na sua experiência na extensão que participou durante a graduação em psicologia percebeu que a população era tratada como cobaia.

Observou-se também que da atual precariedade das condições de trabalho dos bolsistas, associado ao fato de que a universidade está separada das demandas sociais da população, a extensão universitária não pode ser fonte de transformação da realidade social.

Contato: reunioesabertascientec@gmail.com

Autoria: Souza, C.; Damasceno, H.; Humphreys, N.; Pontes, S.; Pusceddu, L. (2020) O papel das extensões na universidade.

Créditos detalhados

Autores: Caique Oliveira de Souza, Henrique Damasceno, Nicoly Dias Humphreys, Silas Lima Pontes.

Coordenação: Luca Hermes Pusceddu.