Confirmado ciclo do campo geomagnético

Pesquisadores da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, confirmaram evidências de que o ciclo do campo magnético terrestre é de aproximadamente 200 milhões de anos. Análises obtidas à partir de um fluxo de lava antiga deram uma importante ferramenta à humanidade, visto que a radiação cósmica é consideravelmente nociva aos seres vivos do nosso planeta.

A descoberta foi feita através de estudos paleomagnéticos térmicos e de micro-ondas, contando ainda com registros em rochas de antigos fluxos de lava, localizados no leste da Escócia. O método verificou o comportamento do campo magnético terrestre durante períodos específicos, juntamente com a confiabilidade de todas as medições de amostras de 200 a 500 milhões de anos atrás; coletadas nos últimos 80 anos.

Os cientistas descobriram também, que no período chamado Dipolo Paleozoico Médio (cerca de 332 e 416 milhões de anos atrás), a força do campo magnético sobre a Terra era cerca de 25% da que temos hoje. Considerando a semelhança de 120 milhões de anos atrás, eles calcularam um ciclo aproximado de 200 milhões de anos.

A paleomagnetista da Universidade de Liverpool; e principal autora do artigo, Dra. Louise Hawkins, destaca: “Esta análise magnética abrangente dos fluxos de lava de Strathmore e Kinghorn foi a chave para preencher o período que antecedeu o Supercron Inverso Longo Kiamano, um período em que os polos geomagnéticos estavam estáveis ​​e não mudaram por cerca de 50 milhões de anos”.

O campo magnético da Terra protege o planeta das explosões de radiação cósmica, fenômeno capaz de varrer a vida em superfície. Esta proteção não é completamente estável em força e direção, podendo mudar de sentido e inverter, causando implicações substanciais para a vida no planeta. “Nossas descobertas também fornecem suporte adicional de que um campo magnético fraco está associado a inversões dos polos, enquanto o campo é geralmente forte durante um Supercron, o que é importante porque se provou quase impossível melhorar o registro de inversão antes de cerca de 300 milhões de anos atrás”, afirma Hawkins.

Decifrar variações da intensidade do campo geomagnético ao longo de milhares de anos é muito importante, pois possibilita estudar as mudanças nos processos profundos da Terra, fornecendo pistas a respeito dos ciclos e oscilações significativas dentro deste período. As pesquisas nos fornecem ainda ferramentas que estimam de que forma as oscilações do campo geomagnético afetariam o meio em que vivemos, e como um enfraquecimento significativo ameaçaria a integridade da vida no nosso planeta.

Referências:

Silva, S. (2022) Confirmado ciclo do campo geomagnético.

Autoria:

Stephanne Alves Silva