Teoria de como surgiu a vida na Terra
O planeta em que vivemos já passou por muitas transformações que afetaram desde formas estruturais, como rochas e continentes, até as formas de vidas que habitavam a Terra há bilhões de anos. Pensar nisso pode ser um pouco confuso se não possuirmos parâmetros ou registros para se apoiar. As rochas e resíduos fósseis são um dos meios que trazem informações importantes sobre esses tempos remotos. Nesse sentido, iremos abordar alguns registros, estudos e teorias científicas a respeito de como se formaram as primeiras formas de vida no nosso planeta.
Na década de 1920, o russo Aleksandr Ivanovich Oparin, e o inglês John B. S. Haldane, lançaram uma hipótese para explicar a origem na vida na Terra, que se tornou uma das mais importantes teorias sobre o tema. O estudo alegava a possibilidade das descargas elétricas provenientes de tempestades e raios ultravioletas do sol terem fornecido energia suficiente para formar reações químicas entre as moléculas da atmosfera. Com isso, algumas substâncias orgânicas simples, como os aminoácidos e glicídios, poderiam ter sofrido várias transformações até originarem seres vivos semelhantes aos procariontes que conhecemos atualmente.
De acordo com a hipótese, o primeiro ser vivo que habitou a Terra conseguia sobreviver através da absorção de moléculas simples que se encontravam dissolvidas na água, e como não havia oxigênio na atmosfera, esses organismos deveriam conseguir energia através da fermentação. À medida que o tempo passou, as condições na Terra e os seres vivos se modificaram, surgindo então organismos autotróficos capazes de realizar a fotossíntese utilizando inicialmente o gás carbônico e o gás sulfídrico, processo realizado ainda hoje por bactérias conhecidas como sulfobactérias.
Estudos apontam ainda, que há mais ou menos três bilhões de anos, surgiram bactérias capazes de utilizar a água ao invés de gás sulfídrico na realização da fotossíntese, e pelo fato de a Terra ter grande disponibilidade de água, essas bactérias se espalharam por todo o planeta, aumentando sua proliferação e a concentração de oxigênio na atmosfera, trazendo impacto e transformações significativas para o meio ambiente.
A Teoria de Oparin e Haldane tem por objetivo explicar como a vida surgiu a partir de moléculas simples presentes na atmosfera da Terra, e a busca por registros antigos sobre a evolução da vida em superfície avança a cada dia. Não temos provas concretas sobre as teorias, mas os estudos fornecem meios para se analisar esses processos antigos, trazendo grandes contribuições para a ciência e nos ajudando a descobrir e entender um pouco mais da história da vida no nosso planeta.
Referências:
https://aedmoodle.ufpa.br/mod/forum/discuss.php?d=87739
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/origem-vida.htm
Silva, S. (2022) Teoria de como surgiu a vida na Terra.
Autoria:
Stephanne Alves Silva
Revisão:
Ailton Marcos Bassini