Descobrimos vida em Vênus?
Impressão artística de Vênus, com uma inserção mostrando uma representação das moléculas de fosfina detectadas nas altas nuvens. Crédito: ESO / M. Kornmesser / L. Calçada e NASA / JPL / Caltech.
Vênus é o segundo planeta e além do sol e da lua, considerado o corpo celeste mais brilhante, ou seja, que reflete com maior intensidade a luz do sol. Seu diâmetro é de aproximadamente 12.012 km, sua distância em relação ao sol é de aproximadamente 108.200.000 km.
Vênus é conhecido por ser o mais quente do sistema solar, em sua superfície a temperatura chega até 482 ºC, devido à presença de sua atmosfera, que é considerada espessa e composta principalmente por CO2, sendo o gás responsável por reter calor que provoca um forte efeito estufa que eleva a temperatura de sua superfície.
Em 14/9/2020, uma equipe de astrônomos da Universidade de Cardiff anunciou a descoberta de fosfina na atmosfera de Vênus, molécula essa que na Terra pode ser resultado de processos artificiais, ou seja, produzida em laboratório, de processos naturais, como vulcões e raios, ou pela atuação de microrganismos.
Saiba mais na Alameda do Sistema Solar: https://parquecientec.usp.br/passeio-virtual/astronomia/alameda-do-sistema-solar/descobrimos-vida-em-venus
Vargas, J. (2021) Descobrimos vida em Vênus?
Autoria:
Junior Cesar Pimentel Vargas
Revisão:
Júlio C. Klafke
Ailton Marcos Bassini