Alan Turing
Em comemoração ao mês de junho (mês do orgulho LGBT+) relacionado às manifestações contra a homofobia e à luta pelos direitos civis dos grupos de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, queers, intersexuais e assexuais), prestamos homenagem ao cientista Alan Turing.
Nascido em 23 de junho de 1912, foi um brilhante matemático britânico, cientista da computação e criptoanalista, sendo considerado o pai da computação e da inteligência artificial.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Turing trabalhou como funcionário da Government Code and Cypher School, Escola de Código e Cifras do Governo, auxiliando no serviço de inteligência britânico, e lá desenvolveu uma máquina capaz de decifrar a “Enigma”, máquina nazista que utilizava códigos para a comunicação com mensagens criptografadas durante a guerra.
A máquina desenvolvida por Turing, a “Bombe”, tinha como objetivo encontrar a lógica com a qual a Enigma criptografava suas mensagens, permitindo que os aliados antecipassem as ações dos nazistas e assim, segundo estimativas, permitiu que mais de 14.000.000 de vidas fossem salvas, por antecipar os bombardeios alemães e evacuar as populações, além da redução do tempo de guerra estimado de quatro para dois anos.
Em 1952, apesar de sua grandiosa contribuição durante a guerra, Alan Turing foi condenado por atos de homossexualismo o que era considerado crime no Reino Unido até 1967. Por conta da condenação, sofreu cruel perseguição, perdendo seu cargo no Government Code, e para evitar a prisão foi obrigado a receber injeções de hormônios femininos, cujo “tratamento” era chamado na castração química. Faleceu 2 anos depois em 07 de junho de 1954, por intoxicação com cianeto.
Turing recebeu perdão póstumo apenas em 2013 pela Rainha Elizabeth II e uma "lei Alan Turing" foi criada em 2017, perdoando retroativamente os homens condenados por razões similares.
Fotos: Alan Turing (wikipedia) e divulgação do filme “Jogos da Imitação” (2015).
#LGBTQ+ #orgulholgbt #criptografia #parquecientecusp
Becker, C. (2021) Alan Turing.