Aniversário do CienTec

Hoje, data da Independência do Brasil, também é dia de comemorar os 18 anos da inauguração oficial do Parque CienTec, ocorrida em 07 de setembro de 2002.

Com o objetivo de promover a difusão da Ciência, Tecnologia e Educação Ambiental, através da educação não formal e inclusão social, diversos esforços foram realizados para integrar as comunidades do entorno de grande vulnerabilidade social, convidando escolas públicas, associações de bairros, grupos religiosos e organizações não governamentais (ONG), entre outros.

Luciane Nogueira do Amaral, funcionária do Parque CienTec desde a inauguração, conta que “no início, realizávamos um trabalho de divulgação junto às escolas, agendando visitas e muitas vezes éramos recebidos com indiferença, mas outras vezes, com bastante entusiasmo e assim, fomos construindo nosso público”.

Nos primeiros 9 meses, foram contabilizados quase 5.500 visitantes e ao longo desses anos, diversas ações foram promovidas para o aumento do público visitante, tais como:

- Parcerias com instituições públicas e privadas para realização de seminários, convenções e atividades de campo;

-Divulgação de nossas atividades nas grandes mídias como jornais, TV, revistas, etc;

-Realização de Exposições Temporárias e eventos como “Tardes Científicas” com especialistas de diversas áreas da ciência e cultura;

- Sediar a “Feira USP e as Profissões”, entre outros eventos da comunidade USP;

- Exposição de um Dinossauro para tornar o parque mais atrativo para crianças e famílias que circulam pelo local.

O Parque CienTec, órgão ligado à Pró Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo (USP) que está no ranking das maiores universidades do mundo, além de ter sido considerada a melhor da America Latina em 2019, mesmo enfrentando dificuldades, atende em média 25.000 visitantes ao ano.

O Diretor do Parque CienTec, Prof. Flávio Berchez, possui forte atuação em educação ambiental e tem a clara visão da necessária abordagem transdisciplinar e dos grandes desafios para cumprirmos nosso papel social.

Por estas razões, mesmo nesse período em que o distanciamento social se faz necessário, estamos realizando esforços para manter a comunicação com o público através de “Lives”; Reuniões Abertas de Formação com nossos mediadores; Passeios Virtuais em nosso site e redes sociais, para quando for possível, retornarmos às atividades presenciais.


Saibam mais sobre a história do CienTec:

https://www.parquecientec.usp.br/historia-do-parque

https://www.parquecientec.usp.br/passeio-virtual


Fonte histórica:

MANTOVANI, M. S. M. & MASSAMBANI, O. “Ciência e Tecnologia no Parque” São Paulo: Edusp, 2004.

Autoria: Becker, C. (2020) Aniversário do CienTec.