Dia da Terra

Mundialmente, na data de 22 de Abril, comemoramos o Dia da Terra. Nesse dia ressaltamos a importância da conscientização ambiental e do protagonismo dentro das mais diversas lutas do meio ambiente.


A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) intitula hoje como Dia Internacional da Mãe Terra.


A primeira comemoração foi nos Estados Unidos em 22 de Abril de 1970. Gaylord Nelson, senador americano, organizou um fórum ambiental como forma de protesto contra a poluição. O evento contou com 20 milhões de espectadores. Atualmente, em sua 51° edição, esse dia é reconhecido por aproximadamente 500 milhões de pessoas no mundo.


Hoje, precisamos chamar atenção para questões planetárias como as mudanças climáticas. Além disso, também ressaltamos a importância e responsabilidade que o Brasil exerce no cenário mundial. Possuímos enorme biodiversidade e nossos biomas são essenciais para qualidade de vida no planeta.


Ações que podem ser feitas hoje, das mais fáceis até as mais difíceis, quando transformadas em rotina refletem diretamente na saúde da Terra. Desde reciclagem à economia de recursos como água e energia elétrica, evidenciamos o impacto que a educação ambiental gera em nossas vidas.


Através de um protagonismo ambiental pode-se tentar criar uma realidade mais saudável para futuras gerações. Maiores abordagens de preservação e redução de impactos ao meio ambiente são extremamente necessárias pro contexto ambiental em que vivemos.


"Tudo o que existe e vive precisa ser cuidado para continuar a existir e a viver: uma planta, um animal, uma criança, um idoso, o planeta terra."

Leonardo Boff, professor universitário brasileiro.


Recomendamos:


Minimalismo: um documentário sobre as coisas importantes https://youtu.be/gBaXUU8c-Mk

Site https://www.theminimalists.com/

Silva, A. (2021) Dia da Terra.

Autoria:


Alana Giulia de Oliveira Marques da Silva


Revisão:


Donovan Humphrey de Nardo Baptista Condessa Franco (Coordenador)

Gabriela Bataglia Ferraz Lima (Vice-Coordenadora)

Flávio Augusto de Souza Berchez (Orientador)