Dia do Filósofo
Prestamos uma homenagem a todos os filósofos e em especial, àquele que é considerado um dos fundadores das ciências: Aristóteles (385 a.c – 322 a.c), filósofo grego, discípulo de Platão, a ele são atribuídos diversos escritos que versam sobre quase todas as ciências conhecidas na antiguidade.
A ele se deve a origem da linguagem técnica das ciências e a classificação de forma sistemática várias áreas do conhecimento, que até então era um emaranhado de saberes.
As suas obras abrangem diversos assuntos como biologia, zoologia, física, metafísica, poesia, música, lógica, retórica, governo, política e ética.
Na imagem, parte de um afresco localizado no Vaticano, do pintor renascentista Rafael Sanzio, conhecida como “A Escola de Atenas”.
Em destaque, no centro da obra, encontram-se Platão e Aristóteles. Platão segura sua obra, o “Timeu” e com a outra mão aponta para o alto, identificado com o ideal, o mundo das ideias, a filosofia abstrata.
Aristóteles segura a “Ética” e a outra mão aberta, palma virada para o chão, representando o terrestre, o mundo sensível, a filosofia natural e empírica.
Fontes:
https://www.pucsp.br/pos/cesima/schenberg/alunos/paulosergio/filosofia.html
Huisman, Denis, “Dicionário dos Filósofos”. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
O livro da Filosofia. São Paulo: Editora Globo, 2011.
Autoria: Becker, C. (2020) Dia do Filósofo.