Dia do Mergulhador
Foto: Luciano Candisani
Hoje, 18 de dezembro, Dia do Mergulhador, gostaríamos de prestar homenagem às Haenyeos ou "mulheres do mar" em coreano.
As Haenyeos são mergulhadoras da ilha sul-coreana de Jeju que mantêm uma tradição de pesca submarina que remonta ao ano 434, mas somente no século XVII ficaram conhecidas por conta de uma citação escrita dessas mulheres.
Cerca de 85% das mergulhadoras possuem idade entre 65 e 92 anos e realizam o mergulho livre, isto é, submergem somente com o ar dos pulmões até 15 metros de profundidade, onde permanecem por dois minutos e chegam a ficar até 7 horas por dia para coleta de frutos do mar, peixes e algas.
Historicamente, essas bravas senhoras sempre tiveram que lutar pelo sustento de suas famílias e até hoje contribuem com a economia local e de maneira sustentável, pois mesmo sabendo que o uso de cilindros de ar significaria mais tempo embaixo da água e maior produtividade na pesca, o mergulho ainda é realizado de maneira tradicional e por apenas 90 dias ao ano, para não provocar o esgotamento dos recursos marinhos.
Essas lendas vivas e a comunidade local lutam para manter esta tradição secular e desde o ano de 2016 fazem parte da lista da UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Saudemos a essas destemidas mergulhadoras, que provam que o sexo e a idade não são fatores limitantes a nenhum ser humano, além de serem exemplos de que qualquer um de nós pode colaborar, de alguma forma e em sua comunidade, pelo desenvolvimento sustentável e pela preservação do meio ambiente.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Haenyeo
Documentário "Culture of Jeju Haenyeo": https://www.youtube.com/watch?v=lk7DQLMKBTE
Foto: Luciano Candisani
Foto: Luciano Candisani
Autoria: Becker, C. (2020) Dia do Mergulhador.