Dia do Meteorologista

Hoje, 14 de outubro, comemora-se o Dia do Meteorologista!

Nesta importante data, prestamos homenagem ao Prof. Dr. Paulo Marques dos Santos, meteorologista, físico, pesquisador, cuja atuação foi fundamental para a criação do curso de graduação em Meteorologia na Universidade de São Paulo.

Nascido em agosto de 1927 na cidade de Lorena, em São Paulo, o Prof. Paulo Marques se formou em Meteorologia pela Escola Técnica de Aviação, no mesmo local onde atualmente encontra-se o Memorial do Imigrante, no bairro da Mooca, em São Paulo.

Em 1947, ingressou no antigo IAG (Instituto Astronômico e Geofísico da USP), atual Parque CienTec da USP, como meteorologista, em sua Estação Meteorológica.

Dando continuidade em seus estudos, formou-se Bacharel e Licenciado em Física na USP, Mestre em Astrofísica pela Universidade Mackenzie (CRAAM) e Doutor em Astrofísica pelo Observatório Nacional/CNPq.

Além de Professor do curso de Meteorologia, foi Chefe do Departamento de Ciências Atmosféricas na mesma instituição, na década de 1990.

Apaixonado por astronomia, também realizou importantes pesquisas, especialmente no campo da radioastronomia e é membro efetivo da União Astronômica Internacional (UAI).

O Emérito Professor atuou como responsável pela Estação Meteorológica por meio século, até sua aposentadoria em 1997, mantendo alta qualidade das observações meteorológicas ali realizadas, de acordo com as normas e padrões exigidos pela WMO (Organização Meteorológica Mundial).

Durante toda a sua permanência na Estação Meteorológica, preocupou-se em preservar instrumentos, documentos, fotos e objetos, “que foram a minha motivação de criar o Museu de Meteorologia, com o objetivo de resgatar a memória do serviço meteorológico da capital de São Paulo e da própria história das origens do IAG”.1

Mesmo aposentado, continuou frequentando seu local de trabalho por mais de 10 anos e produziu duas importantes obras:

"Instituto Astronômico e Geofísico da USP - Memória sobre a sua Formação e Evolução", publicado em 2005, ganhadora do Prêmio Clio de História;

"Uma Retrospectiva de 50 anos da Astronomia Observacional no Brasil (1952-2002), publicado em 2018 pelo seu amigo e Prof. Dr. Oscar Matsuura.

O estimado professor, admirado por todos pela sua simplicidade em dialogar, tanto com o mais humilde funcionário, como com profissionais de alto gabarito, sempre é lembrado por suas agradáveis conversas e gostosas gargalhadas.

Veja mais:

https://www.parquecientec.usp.br/passeio-presencial/atividades-presenciais

http://www.estacao.iag.usp.br/historia.php

http://site.mast.br/pdf_volume_1/instituto_astronomico_geofisico_usp.pdf

https://www.iag.usp.br/astronomia/sites/default/files/ebook_pms_50anos_astronomia_br.pdf

Autoria: Festa, M.; Becker, C. (2020) Dia do Meteorologista.