Dia Internacional das mulheres na engenharia

Neste 23 de junho, Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, homenageamos Johanna Liesbeth Kubelka Döbereiner, engenheira agrônoma, pioneira em biologia do solo, considerada a mulher que revolucionou a agricultura.

Johanna nasceu em 28 de novembro de 1924 em Ústí nad Labem na República Tcheca. Ainda criança, sua família mudou-se para Praga fugindo do nazismo, pelo fato de seu pai ter protegido judeus. Ao término da segunda guerra mundial, a população de língua alemã de seu país foi perseguida, como foi o caso de sua família e sua mãe acabou sendo presa, morrendo em um campo de concentração.

Separada de seu pai e irmão, Johanna seguiu com seus avós para Dresden, na Alemanha Oriental. Trabalhando no campo, se matriculou no curso de Agronomia da Universidade de Munique onde conheceu seu marido

Em 1950, o casal imigrou para o Brasil e, no ano seguinte, a engenheira foi contratada como assistente de pesquisa no Laboratório de Microbiologia de Solos do Serviço Nacional de Pesquisa Agropecuária, atual Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), no Rio de Janeiro.

A pesquisadora desenvolveu trabalhos com a Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN), processo natural que ocorre em associações de plantas com bactérias. Seu principal produto, o nitrogênio, é um nutriente essencial para o crescimento e o desenvolvimento vegetal.

Sua técnica foi implementada no cultivo da soja, que levou o Brasil a se tornar o maior produtor do mundo, e também na cana de açúcar, o que permitiu a realização do programa PROALCOOL, colocando o país em segundo lugar na produção do etanol combustível.

Por revolucionar a forma de trabalhar na agricultura, com a redução do uso de fertilizantes químicos que provocam a emissão de poluentes e conseqüentemente as mudanças climáticas, Johanna Döbereiner ganhou diversos prêmios e uma indicação ao prêmio Nobel de Química em 1997. Faleceu no ano 2000 no Rio de Janeiro.


Quer conhecer mais sobre os solos?

https://parquecientec.usp.br/passeio-virtual/solo-na-escola


#embrapa #meioambiente #solonaescola #mulheresnaciencia

Becker, C. (2021) Dia Internacional das Mulheres na Engenharia.