Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde é celebrado em 7 de abril.


O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida.


O dia comemorativo foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948, devido a preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo e também alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial. Oficialmente, esta data é comemorada em 7 de abril desde 1950.


A COVID-19 atingiu duramente todos os países, mas seu impacto foi mais severo nas comunidades que já eram vulneráveis, que estão mais expostas à doença, com menor probabilidade de ter acesso a serviços de saúde de qualidade e maior probabilidade de sofrer consequências adversas como um resultado das medidas implementadas para conter a pandemia.


O mesmo ocorre quanto às Mudanças Climáticas Globais, que têm como consequências em diferentes partes do mundo inundações, temperaturas extremas, secas que levam a perda na produção de alimentos e também escassez de água.


Assim como a proliferação de vetores transmissores de diversas doenças, sendo todas essas consequências ligadas à vulnerabilidade da saúde humana nessas comunidades (atingidas diretamente como no caso de fortes tempestades ou indiretamente tendo menos acesso a alimentos e água potável que possam garantir uma melhor imunidade).


De acordo com o conceito definido pela OMS, “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.


Anualmente, o Dia Mundial da Saúde é destinado a discutir um tema específico que representa uma prioridade na agenda internacional da OMS. A temática deste ano é “Construindo um mundo mais justo e saudável”.


Existem outras datas que promovem a saúde e sua importância, como o Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida e também o Dia Mundial da Atividade Física. As duas datas ocorreram ontem, dia 6 de abril. Isso mostra como é um tema tão relevante.


Ambas as datas foram criadas por organizações de governo e saúde com o objetivo de promover por meio do conhecimento a melhoria do bem-estar da população. Com a missão de esclarecer, apoiar e mobilizar profissionais da saúde, formadores de opinião, líderes governamentais e religiosos de todos os credos a ajudar e incentivar as pessoas a procurarem ajuda médica e cuidar mais de sua saúde.


O Parque CienTec e o Projeto Ecossistemas Costeiros apoiam e parabenizam a todos os profissionais que, de alguma maneira, estejam relacionados à nobre tarefa de gerar, preservar e cuidar da saúde do próximo, e o faz todos os dias do ano (mesmo fora do período de pandemia que estamos vivendo), incansavelmente.


Nós incentivamos a prática de atividades físicas e também outras atividades ao ar livre (como as atividades educativas promovidas por nós), pois com essas práticas você melhora a sua saúde, e não tem lugar melhor para tal do que a natureza, o que melhora ainda mais o seu bem-estar. Pesquisas científicas corroboram que a prática de atividades físicas em ambientes naturais tem vários benefícios, entre eles o aumento da nossa imunidade.


Você já sabe que deixar o sedentarismo de lado e se movimentar faz bem à saúde. Mas além disso, aliar a atividade física com a natureza pode potencializar ainda mais seus benefícios, como foi demonstrado pelos pesquisadores da Universidade de Chiba, no Japão.


Eles descobriram que caminhar em um ambiente natural aumenta a taxa de células que defendem o nosso organismo de infecções, alergias e outras doenças. Isso é muito importante para a medicina preventiva, que busca evitar o aparecimento de problemas de saúde.


Para chegar a essa conclusão, os cientistas reuniram um grupo de pessoas, que caminhou em ambientes urbanos. Esse grupo teve seus níveis de cortisol (uma substância indicadora do estresse), pressão sanguínea e batimentos cardíacos medidos. Depois, o mesmo grupo andou em um local repleto de árvores e animais, cercado pela natureza, onde ao final do exercício, os mesmos níveis foram medidos, e todos eles haviam caído significativamente.


O banho de floresta, ou shinrin-yoku, em japonês, é uma espécie de terapia florestal que consiste basicamente em ir para uma área de floresta ou mesmo um parque e passar algum tempo em contato com a natureza.


A técnica foi desenvolvida no Japão, em 1982, por iniciativa da Agência Florestal do governo japonês, que buscava encorajar as pessoas a saírem de casa e passarem algum tempo imersas na natureza.


Inicialmente baseado no senso comum de que o ar fresco e a imensidão de uma floresta fazem bem ao corpo e à mente, o banho de floresta logo começou a ser estudado e seus benefícios não tardaram a se comprovar.


Atualmente, a técnica é usada como forma de medicina preventiva, tendo mostrado resultados na diminuição de cortisol, o principal hormônio causador do estresse, e da pressão arterial, além de melhorias na concentração e imunidade.


O médico Yoshifumi Miyazaki, da Universidade de Chiba, no Japão, estuda o shinrin-yoku desde 1990 e, junto com outros pesquisadores, comprovou os benefícios da terapia florestal.


Os resultados da pesquisa aprofundada, publicados em 2009, mostram que o contato com ambientes florestais reduziu em 13% a concentração de cortisol no sangue das pessoas analisadas, em 2% a pressão sanguínea e em 18% a atividade do sistema nervoso simpático, responsável pelas respostas involuntárias a situações de perigo e estresse, além de uma diminuição de 6% na frequência cardíaca.


Os dados foram acompanhados por uma melhora de 56% na atividade do sistema nervoso parassimpático, que responde a situações de calma, indicando um relaxamento biológico.


Há ainda um estudo que mostra que os cheiros presentes em uma floresta agem de modo positivo no organismo humano, diminuindo o estresse e a irritação. Além disso, caminhar em uma área verde, como propõe o banho de floresta japonês, ajuda a estabilizar a pressão arterial e a fortalecer a imunidade das pessoas.


A pesquisa analisou os efeitos dos óleos essenciais e dos odores emitidos pelas árvores e sustenta a hipótese de que os pinheiros estão entre os maiores potenciais terapêuticos de uma floresta. Portanto, lembre-se de cuidar da natureza quando quiser cuidar da sua saúde e realizar sua manutenção das mais diversas formas.


Recomendamos:

Live no YouTube “Episódio 3 - Saúde Planetária e SUS (Série de Lives do CBSP)”, dia 14/04, quarta-feira, às 19h: https://youtu.be/5E-sxT66RNU


Referências:

1- Escritório Regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde

Organização Pan-Americana da Saúde: https://www.paho.org/en/campaigns/world-health-day-2021-building-fairer-healthier-world

2- eCycle: https://www.ecycle.com.br/6193-banho-de-floresta


Confira nossas outras publicações muito interessantes no site do Parque CienTec (em “Publicações”): https://www.parquecientec.usp.br/publicacoes

Autoria: Franco, D. (2021) Dia Mundial da Saúde.

Autoria:


Donovan Humphrey de Nardo Baptista Condessa Franco


Revisão:


Flávio Augusto de Souza Berchez (Orientador)