Dia Mundial das Abelhas

O Dia Mundial das Abelhas foi estabelecido pela ONU durante a Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2017 e é comemorado todo dia 20 de maio desde 2018.


O dia escolhido foi uma homenagem ao esloveno Anton Janša, nascido em 1734 e considerado o pioneiro da apicultura moderna.

A apicultura é uma das atividades mais lucrativas da pecuária, e o clima brasileiro é favorável ao cultivo.


Lembramos também que o Dia do Apicultor é comemorado no dia 22 de maio.


O Dia do Apicultor é celebrado no dia 22 de maio, por ser no mesmo dia de Santa Rita de Cássia, conhecida como a padroeira dos apicultores.


O apicultor cria abelhas por hobby ou para comercializar os produtos que são extraídos da colmeia como mel, cera, própolis e geleia real.


A polinização efetuada pelas abelhas é de fundamental importância para inúmeras espécies vegetais na natureza, incluindo plantas presentes nos biomas importantes a serem preservados como a Mata Atlântica.


Tais biomas são fundamentais para a saúde do planeta Terra, por ajudarem a absorver o dióxido de carbono da atmosfera e reduzirem o impacto humano na intensificação do efeito estufa, no aquecimento global e nas Mudanças Climáticas Globais.


Você já deve ter ouvido falar do apiário, que é um conjunto de colmeias utilizadas para criação de abelhas, normalmente para a colheita de mel ou a polinização de culturas agrícolas.


Já o termo “apicultura”, é utilizado para nomear a ciência, ou arte, da criação de abelhas com ferrão.


Estes termos se devem ao nome científico da abelha-comum, que é do gênero “Apis” e da espécie “Apis mellifera”, também conhecida como abelha-europeia.


As abelhas com ferrão encontradas comumente no Brasil são espécies híbridas de abelhas europeias e africanas, criadas para maior produtividade e resistência.


Entretanto o meliponário é uma coleção de colmeias de abelhas sem ferrão de vários tipos. A criação de abelhas sem ferrão é chamada “meliponicultura”.


Estes termos se devem ao nome científico das abelhas sem ferrão (nativas do continente americano mesmo), que são do gênero “Melipona”, pertencentes à tribo “Meliponini”, da qual a mais famosa espécie é a “Tetragonisca angustula”, também conhecida como "Jataí" ou "jati" (termos que procedem do tupi antigo).


As abelhas fazem o serviço de polinização de 85% das plantas de importância para a alimentação humana. Um terço da produção agrícola mundial está sob sua responsabilidade.


Produtos agrícolas de peso na balança comercial brasileira, como soja, café, feijão e laranja, são dependentes de polinização.

Dois assuntos importantes que atualmente ganharam maior destaque são a “segurança alimentar” e a “saúde”, e eles têm tudo a ver com alimentação balanceada de qualidade (uma dieta saudável, variada e com diversos nutrientes).


Sendo obtidas através do consumo de diferentes vegetais que dependem das abelhas para a reprodução, fora o mel que possui propriedades nutritivas e terapêuticas.


Pense mais sobre plantar parte do alimento que você consome, pense em ter suas próprias abelhas (preferencialmente as nativas sem ferrão da sua região) no seu quintal, no seu jardim e principalmente na sua horta.


Falando nisso pense também no destino do seu lixo orgânico, pois parte dele pode virar o adubo natural da sua horta. Por isso recomendo conhecer nosso projeto de compostagem do Parque CienTec (que pode ser realizado de forma doméstica sem ocupar muito espaço).


Referência (recomendamos lerem para saber mais):

https://abelha.org.br/20-maio-poster-abelhas-e-producao-de-alimentos/


A Associação Brasileira de Estudo das Abelhas (A.B.E.L.H.A.) é uma associação civil, sem fins lucrativos e conotação político-partidária ou ideológica, com o objetivo de liderar a criação de uma rede em prol da conservação de abelhas e outros polinizadores.


Confira nossas publicações e o glossário com as palavras deste mês: https://linktr.ee/ecossistemas_costeiros


Parque CienTec USP

Facebook: @parquecientec.usp.3

Instagram: @parquecientec


Projeto Ecossistemas Costeiros

Facebook: @ecosteiros2

Instagram: @ecosteiros.ibusp


Confira nossas outras publicações, também muito interessantes, no site do Parque CienTec (em “Publicações”): www.parquecientec.usp.br/publicacoes


Recomendamos também conferir nosso glossário com o significado das palavras novas deste mês:

https://parquecientec.usp.br/passeio-virtual/trilhas-do-parque-cientec/trilha-fontes-do-ipiranga/gincana-virtual-das-mudancas-climaticas/glossario

Franco, D. (2021) Dia Mundial das Abelhas.

Autoria:


Donovan Humphrey de Nardo Baptista Condessa Franco (Coordenador)


Revisão:


Flávio Augusto de Souza Berchez (Orientador)