Dia Nacional da Mata Atlântica

Hoje é o Dia Nacional da Mata Atlântica, essa data foi escolhida, tendo como referência, o dia 27 de maio de 1560, dia em que Padre José de Anchieta assinou a famosa Carta de São Vicente, documento em que, pela primeira vez, o Padre descreveu a biodiversidade e a beleza das florestas tropicais do Brasil.

Esse dia foi instituído através do Decreto Presidencial de 21 de setembro de 1999, e foi criado com a ideia de conscientizar a população sobre a urgente necessidade de se preservar e proteger o pouco que resta da Mata Atlântica brasileira.

Esse Bioma é uma das regiões mais ricas em biodiversidade no mundo, e corresponde a cerca de 15% do território nacional, estando presente em 17 estados brasileiros, sendo muito predominante na costa do Oceano Atlântico, sendo essa a razão de seu nome.

Sua importância é imensurável, além do valor intrínseco, possui um grande papel econômico e ecológico, contando com uma diversidade de espécies surpreendente, sendo muitas delas espécies endêmicas, ou seja, que só existem nesse bioma.

Apesar de grande, a Mata Atlântica está sob um cenário extremamente preocupante, tendo sido devastada com o crescimento dos grandes centros urbanos, contando com cerca de 72% da população brasileira vivendo em sua área, sendo considerado o bioma mais degradado do Brasil.

Além das inúmeras espécies sob alto grau de risco de extinção, sabe-se ainda, que segundo o Atlas da Mata Atlântica de 2019, produzido pela SOS Mata Atlântica, restam apenas 12,4% desta floresta, sendo a maior parte dessa porcentagem, pedaços de florestas desconectadas.

Essa fragmentação da floresta prejudica inúmeras espécies, como por exemplo, a onça-pintada, que é um dos símbolos da Mata Atlântica, e que se estima que atualmente existam somente cerca de 300 indivíduos no bioma.

Foram criadas algumas organizações e instituições que procuram cuidar da Mata Atlântica, e que ainda trabalham com a conscientização da população, como por exemplo, a famosa S.O.S. Mata Atlântica.

Cuidar da Mata Atlântica significa, também, minimizar as Mudanças Climáticas Globais, uma vez que as florestas têm papel fundamental na regulação térmica e na redução de gases do efeito estufa na atmosfera.

Nessa data, geralmente, algumas escolas, organizações e instituições que se preocupam com o meio ambiente, organizam eventos que tratam dessa temática, e nos fazem refletir e repensar nossas ações do dia a dia para ajudar a reduzir a degradação do meio ambiente.

E você, já pensou no que pode fazer para ajudar na preservação da Mata Atlântica?


Fontes:

https://www.wwf.org.br/informacoes/?uNewsID=76362

https://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/10327-dia-da-mata-atlantica-e-comemorado-nesta-segunda-feira

Atlas da Mata Atlântica 2019, por Fundação SOS Mata Atlântica e Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)


Confira nossas publicações e o glossário com as palavras deste mês: https://linktr.ee/ecossistemas_costeiros


Parque CienTec USP

Facebook: @parquecientec.usp.3

Instagram: @parquecientec


Projeto Ecossistemas Costeiros

Facebook: @ecosteiros2

Instagram: @ecosteiros.ibusp


Confira nossas outras publicações, também muito interessantes, no site do Parque CienTec (em “Publicações”): www.parquecientec.usp.br/publicacoes


Recomendamos também conferir nosso glossário com o significado das palavras novas deste mês:

https://parquecientec.usp.br/passeio-virtual/trilhas-do-parque-cientec/trilha-fontes-do-ipiranga/gincana-virtual-das-mudancas-climaticas/glossario

Lira, C. (2021) Dia Nacional da Mata Atlântica.

Autoria:


Camila Lopes Lira


Revisão:


Donovan Humphrey de Nardo Baptista Condessa Franco (Coordenador)

Gabriela Bataglia Ferraz Lima (Vice-Coordenadora)

Flávio Augusto de Souza Berchez (Orientador)