Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico

No dia 8 de julho é comemorado o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico.

A primeira data foi sancionada em 2001, pela Lei nº 10.221; e a segunda, em 2008, através da Lei nº 11.807.

Ambas homenageiam o dia da criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 8 de julho de 1948. Desde então, esta entidade se tornou um dos pilares para professores, alunos e pesquisadores de todo o país.

A data tem como objetivo chamar a atenção para a produção científica do país, estimular o gosto dos jovens pela ciência e divulgar o saber científico para a sociedade.

Por isso, são programadas várias atividades como as feiras de ciências, mostras de filmes, palestras e principalmente, experiências onde todos podem viver e sentir de perto o poder da investigação científica.

Os estudantes brasileiros que desejam expor suas descobertas podem fazê-lo na Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) que reúne alunos de todos os estados.

O Brasil tem se destacado no meio científico internacional sendo responsável por 13% de tudo o que é pesquisado no mundo. Infelizmente, nem tudo é aplicado e o país aparece em 69º lugar no ranking de inovação mundial (Índice Global de Inovação).

Nesta data tão especial homenageamos uma cientista importante para o meio ambiente que você precisa conhecer.

Zelinda Margarida de Andrade Nery Leão é uma naturalista diplomada pela ex-Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UFBA (1958), Ph.D. em Geologia Marinha pela Rosenstiel School of Marine and Atmospheric Sciences da Universidade de Miami, Flórida, USA (1982).

Ela possui muita experiência como pesquisadora, tendo publicado inúmeros trabalhos nacionais e internacionais em revistas científicas, capítulos em livros e anais de congressos.

A sua principal área de interesse é a Geologia das áreas recifais, os processos naturais atuantes e os problemas ambientais causados pela ação da atividade antropogênica. Seus trabalhos pioneiros serviram de base para criação de Unidades de Conservação em áreas recifais.

Confira nossas publicações e o glossário com as palavras deste mês: https://linktr.ee/ecossistemas_costeiros

Franco, D. (2021) Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico.