Observação noturna no Parque CienTec

A atividade de observação noturna no Parque CienTec/USP é uma ótima oportunidade para aprendizagem para praticarmos várias técnicas de observação astronômica e aprendermos um pouco mais sobre os astros.

Geralmente iniciamos o passeio com uma sessão de planetário digital, pois na maior parte do ano, às 18h, o céu ainda está claro. No planetário podemos abordar diversos assuntos através de vídeos como a origem do sistema solar, os eclipses solares e lunares, as sete maravilhas naturais do céu, entre outros. Também podemos visualizar o céu noturno em qualquer época no passado, presente e futuro, visto a partir da Terra ou visto a partir de qualquer outro planeta do sistema solar, tudo isso através do uso de programas de computador de simulação do céu, como o Stellarium.

Para a observação do céu contamos com binóculos, um telescópio robótico Celestron C9 e a Luneta Zeiss-Jena, de 175mm. A Luneta é um equipamento centenário instalado no local desde a década de 30, muito antes da criação do Parque CienTec/USP.

O inverno é a melhor época do ano para observação, pois geralmente as noites são de céu limpo (sem nebulosidade). Apesar disso, cada época do ano é favorável para observar diferentes astros, como destaques podemos citar a constelação de Órion e as Três Marias em janeiro; como também a constelação Cruzeiro do Sul e as estrelas Alfa e Beta Centauri em maio e a constelação de Escorpião em julho. Isso sem mencionar a Lua, que durante sua fase crescente é facilmente visível no horário das observações regulares do Parque.

Observar o céu é um hábito que tem acompanhado a humanidade durante toda a sua história e que vem se perdendo rapidamente, sobretudo nos grandes centros urbanos, devido à poluição luminosa e a vida frenética de nossa sociedade. Por isso a importância de o mantermos.

As observações no Parque CienTec, quando reabrir, ocorrem aos sábados, das 18h às 21h.

https://www.parquecientec.usp.br/passeio-presencial/sabados-e-domingos

Autoria: França, D. (2020) Observação noturna no Parque CienTec.