Projeto para reflorestamento do CienTec
O Parque CienTec é um dos 6 órgãos da USP selecionados em concurso promovido pela sua Superintendência de Gestão Ambiental, que tem como objetivo promover iniciativas de preservação e conservação dos ecossistemas locais, através de ações de manejo em reservas ecológicas nos campi da USP.
A principal ação prevista no projeto selecionado, segundo o Diretor do CienTec Flavio Berchez, é a recuperação de aproximadamente seis hectares que integram o PEFI, Parque Estadual Fontes do Ipiranga, que corresponde à maior área de conservação interna da cidade de São Paulo, com importância ecológica para a saúde e bem estar da população dos bairros no entorno e da cidade como um todo.
Inclui, também, o reflorestamento de uma área menor de 0,5 hectare, situada ao lado do Meliponário, com plantas nativas da Mata Atlântica composta por flores que sejam polinizadas e sirvam como alimento para essas abelhas sem ferrão também nativas e ameaçadas de extinção.
Quanto à execução do projeto, de acordo com Edna Fialho do Serviço Administrativo, uma das autoras do projeto, com a elaboração do projeto ambiental técnico, será possível quantificar as mudas que serão adquiridas e plantadas com o valor recebido de R$ 100.000,00.
Por fim, Ailton Bassini, Coordenador do Setor Educativo, o reflorestamento no Parque trará oportunidade de diversas pesquisas, incluindo de pré iniciação científica, como também investir em educação no entorno, através de um Ciência Móvel em 57 escolas e moradores da região, para atrair essa população a visitarem o Parque, após definição do plano de reabertura.
Saiba mais e link na bio:
https://linktr.ee/parquecientecusp
#meliponário
#abelhassemferrão
#ciênciamóvel
#meioambiente
#educaçãoambiental
#USP
Autoria: Becker, C. (2021) Projeto para reflorestamento do CienTec.