Sentiu aí? 20 Sismos no Brasil em Junho

No mês de junho de 2021 foram registrados 20 sismos no território brasileiro e isso não é nada incomum. Muitas vezes aprendemos na escola que não existem sismos no Brasil, mas sim, eles existem. Historicamente foram registrados no Brasil, abalos sísmicos de até 6,3 de magnitude, em Mato Grosso no ano de 1955. Neste mês de junho, o maior sismo ocorreu na fronteira brasileira com o Peru, com 4.3 de magnitude. Até agora nesse ano foram registrados 133 abalos sísmicos no Brasil, porém nenhum deles com potencial destrutivo.

Como ficamos sabendo da ocorrência de um sismo?

Para registrar um sismo, precisamos de um equipamento chamado sismógrafo. A partir do registro do evento sísmico, pode-se calcular tanto o epicentro quanto a magnitude do sismo. Quanto maior a magnitude, maior o potencial destrutivo de um sismo. O maior sismo já registrado aconteceu no Chile, na cidade de Valdivia, em 1960, e teve 9.5 de magnitude, matando 1655 pessoas. O maior em número de mortos ocorreu na China, com 800 mil mortos por conta de um único terremoto.

O sismógrafo digital (usado atualmente):

Foto: Alpha Geofísica.

Sismógrafo analógico (registrador antigo, dos anos 70, em papel e tinta):

Foto: Infoescola

No Brasil temos a Rede Sismográfica Brasileira – RSBR, com uma rede de estações sismográficas capaz de monitorar a atividade sísmica no Brasil e no mundo, a depender da magnitude do sismo. O aplicativo SISMO USP, o Sentiu Aí, possibilita qualquer pessoa a fazer seu relato de como sentiu um tremor de terra e colaborar com a Sismologia do Brasil.

(Fonte: RSBR)

Sismo = tremor de terra, abalo sísmico, terremoto

Epicentro = local onde ocorreu o sismo

Magnitude = energia liberada de forma instantânea, por um sismo

mR = magnitude regional

Monitor Sísmico, no link: http://www.sismo.iag.usp.br/cientec/

Referências :

CienTec-USP - Espaco Geofisica

::RSBR - Rede Sismográfica Brasileira::

Home | Centro de Sismologia (USP)

Araújo, F. (2021) Sentiu aí? 20 Sismos no Brasil em Junho.