Dia do Pescador

Nessa data é comemorado o Dia do Pescador, por ser também dia de São Pedro, apóstolo padroeiro dos pescadores que representa para esses trabalhadores proteção e boa pescaria.

A atividade da pesca é muito importante por, entre outras coisas, ser responsável pelo fornecimento de alimentos e proporcionar emprego nas zonas costeiras. Estima-se que existam atualmente no Brasil mais de 1 milhão de pescadores artesanais.

No entanto, na data de hoje, para além da celebração cabe também a preocupação, uma vez que fenômenos associados às mudanças climáticas ameaçam o modo de vida e a subsistência daqueles que dependem do mar para seu sustento. Como fenômenos podemos citar o aumento da acidificação e da temperatura dos oceanos, sendo que essa última implica também na redução do oxigênio dissolvido na água, essencial para o metabolismo de organismos aquáticos.

Além disso, o aumento de temperatura pode implicar em maiores taxas de mortalidade e no deslocamento para os pólos de peixes tropicais, em busca de águas mais frias, o que acaba diminuindo os recursos pesqueiros do litoral do país, também intensamente afetados pela poluição das águas e degradação de habitats essenciais para a biodiversidade marinha.

Fontes:

“Dia 29 de Junho Dia do Pescador” - site da Prefeitura de Porto Alegre

Seixas, et al. Percepção de pescadores e maricultores sobre mudanças ambientais globais, no litoral Norte Paulista. 2014.

Artigo “Mudanças climáticas ameaçam a pesca marinha” no site brasil.oceana.org

Confira nossas publicações e o glossário com as palavras deste mês: https://linktr.ee/ecossistemas_costeiros

Dale, M. (2021) Dia do Pescador.