Dia Mundial das Aves Migratórias
O Dia Mundial das Aves Migratórias, criado para promover a conservação e educação ambiental sobre as aves e seus habitats, é comemorado anualmente em duas datas: no segundo sábado de maio e no segundo sábado de outubro, que, no Brasil, coincidem com as migrações (fenômeno sazonal) para o norte e para o sul.
As aves migram por diversos motivos, mas entre os principais podem ser citados a busca por alimento e a procura por temperaturas mais amenas (como por exemplo ao fugir de lugares muito frios durante o inverno) para garantir sua reprodução e sobrevivência.
Por dependerem da qualidade ambiental de alguns locais específicos ao longo de suas rotas, as aves migratórias são particularmente sensíveis à perda de habitat, de tal forma que se observou uma grande redução das populações de diversas espécies nos últimos 30 anos.
Assim, as ameaças à manutenção dessas espécies migratórias são inúmeras e crescentes, tanto em escala global, como o aquecimento global e o consequente descongelamento dos pólos e avanços no nível do mar, tanto em nível local.
Até 2011 o Brasil tinha registrado dentro de seu território 1.832 espécies de aves, o que corresponde a 18% da riqueza de todas as aves do mundo. Diversas unidades de conservação do país (geridas pelo ICMBio) protegem habitats importantes para aves migratórias e participam de seu monitoramento.
Como exemplo podemos citar o Parque Nacional da Lagoa do Peixe, no Rio Grande do Sul, onde indivíduos de 22 espécies neárticas se reúnem para mudar sua plumagem e acumular gordura, se alimentando da rica fauna encontrada no complexo de lagoas presente dentro dos limites do Parque, para então migrar de volta aos seus locais de reprodução.
Fonte:
Valente, R. et al. Conservação de aves migratórias neárticas no Brasil. Belém: Conservação Internacional, 2011.
Nunes, A. P. Aves migratórias e nômades ocorrentes no Pantanal. Embrapa Pantanal, 2008.
Post “12 de maio é o Dia Mundial das Aves Migratórias” de 2018 presente no site do ICMBio.
Para conferir esta e outras publicações acompanhe nossas mídias sociais:
Facebook: @parquecientec.usp.3, @ecosteiros2
Instagram: @parquecientec, @ecosteiros.ibusp
Acesse nossas publicações no site do Parque CienTec.
Recomendamos conferir o glossário com as palavras novas deste mês.
Dale, M. (2021) Dia Mundial das Aves Migratórias.
Autoria:
Marina Vieitas Dale.
Revisão:
Donovan Humphrey de Nardo Baptista Condessa Franco (Coordenador)
Gabriela Bataglia Ferraz Lima (Vice-Coordenadora)
Flávio Augusto de Souza Berchez (Orientador)